Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.443 vias cadastradas em 1.828 locais de 441 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.863 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 69 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Bahia > Guaratinga > Irmã Maior de Cajuíta > Instintos Primitivos

Ampliar imagem Instintos Primitivos
André Ilha na conquista de Instintos Primitivos.
Foto: Sandro Souza
Ampliar imagem Instintos Primitivos
Sandro Souza na conquista de Instintos Primitivos.
Foto: Miguel Freitas

Envie suas fotos

Ainda não há fotos ou croqui cadastrados para esta via. Contribua enviando suas imagens ou croqui
Instintos Primitivos Imprimir informações da via
VI A1
Cadastrada por: André Ilha, em 16-12-2021 às 19:32
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: variante
Nome da via principal da qual é variante: Biribiri
Face: sudoeste
Tipo de escalada predominante: fenda em oposição
Extensão: 55 metros
Descrição: Escalada que levou ao cume até então virgem da Irmã Maior de Cajuíta. Para chegar à sua base, é necessário que se escale antes "Biribiri" (4º VI, 140 m), até o cume da Irmã Menor, se rapele de lá até o colo com a Irmã Maior (deixando uma corda fixa de pelo menos 50 m em alguma árvore para a volta, de jumar ou prusik), para seguir pelo óbvio sistema de fendas de "Instintos Primitivos".
A via começa por um grande diedro voltado para a esquerda, com alguma vegetação, feito em artificial móvel até cerca de 20 m de altura, onde há um grampo que protege curto lance livre para cima até um platô com outro grampo (P1).
Dali parte sensacional oposição para a esquerda (crux), onde dois pontos de apoio em artificial foram usados, mas o restante feito em livre, que nada mais é do que a continuação natural do diedro inicial. Chegando a um platô com gravatás, a via segue por uma fenda mais fácil para cima até um grampo sob um teto (P2).
A partir, dele, curta e fácil horizontal para a esquerda leva ao final da via, e igualmente curta caminhada conduz ao topo da montanha, que é pequeno e predominantemente rochoso. Há livro de cume.
Para descer, desescale com facilidade até o grampo de P2 e dali faça um rapel com duas cordas de 60 m de volta ao colo entre as duas montanhas. Suba de jumar pela corda deixada fixa pouco abaixo do topo da Irmã Menor, e então rapele de volta ao chão por "Biribiri",
Coordenadas: -16.700095849133533,-39.812402237769454
Data da conquista: 16/05/2009
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui